terça-feira, 28 de dezembro de 2010

De Porto Alegre a Rio Branco, no Uruguai

Para quem sai de Porto Alegre, ou arredores, há pelo menos três boas fronteiras para visitar os hermanos e fazer boas compras: Chuy (fronteira com Chui), Rivera (fronteira com Livramento) e Rio Branco (fronteira com Jaguarão).

Eu, particularmente, prefiro ir a Rio Branco. Não só porque é a mais perto da capital gaúcha, mas porque, de quebra, ainda tem o charme da cidade de Jaguarão, a melhor das três fronteiras pelo lado brasileiro.

Pois no dia 28 de dezembro de 2010, meu marido, dois filhos e eu partimos em direção a Jaguarão. Saímos às 7h30 e chegamos ao meio-dia. Depois de 390km, uma paradinha no Paradouro Grill, em Cristal, para um lanchinho e R$ 35,10 de pedágio chegamos!






Deixamos nossas bagagens no hotel (Hotel Sinuelo - Praça Dr. Alcides Marques, 60 - Centro -fone: 53 3261.1934). Ficamos no Sinuelo em função de diárias sobrando do meu plano Coobrastur, único conveniado na cidade. Mas, para quem for pagar a diária, aconselho estusiasmadamente a pousada Raio de Sol, em que já fiquei outras vezes e é uma surpresa charmosa em plena cidade de Jaguarão.


Seguimos para Rio Branco. Atravessar a ponte já é gostinho de viagem. Acho linda!

Almoçamos no La Fogatta. Um entrecot La Fogatta (boa porção de carne com cobertura de queijo, arroz, salada e batata frita), porção extra de purê de batata e salada mista, uma cerveja Patrícia de um litro, dois refrigerantes 600ml e um potinho de sorvete Conaprole por $ 775 ou R$ 75,00 (mais o que você quiser acrescentar de serviço, já que não é cobrado 10%).


Como o comércio de Free Shop concentra-se em uma única rua, fazer compras é fácil. Mas atenção: olhe os preços do que pretende comprar em todas as lojas e anote. Por incrível que pareça há bastante diferença. Mesmo quando, depois de 6 lojas parecer que os preços de algumas coisas estão tabelados, insista até o fim. Foi assim que nos surpreendemos com o seguinte:

Vinhos Concha y Toro
Casillero del Diablo (variavam de U$ 8,50 a U$ 8,70 em seis lojas. Compramos por U$ 6,80 na Fape Free Shop)
Trio (variavam de U$ 10,10 a U$ 10,15. Compramos por U$ 8,50 na Fape)
Antiguas Reservas (estava sempre U$ 17,00. Pagamos U$ 13,40 na Fape)

Champagne Freixenet  Carta Nevada
Variava de U$ 9,10 a U$ 9,60. Compramos por U$ 8,30.

E assim variam os preços dos demais itens nas lojas locais...

Vale a pena pesquisar. Compro tudo na cota (U$ 300,00 por pessoa, sendo 12 litros de bebidas alcóolicas por adulto - o que dá 16 garrafas de vinho 750ml), coloco o nome correspondente em cada nota respeitando os limites e acho que estou aproveitando bem a viagem, sem correr riscos.

2 comentários:

  1. Mas que beleza de blog! Não sabia da sua existência. Depois de algumas visitas ao antigo "flor de tília" que não mais se atualizou, acabei esquecendo de perguntar se havia novo endereço...
    Bem, a chegada é sempre em boa hora...
    Parabéns pelo blog... muito bacana.
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Em Río Branco, UY, no centro rua ao lado do supermercado: Enquanto espera, o cliente não pode beber nada porque desconfiam que o criminoso vai fugir sem pagar! Se reclamar a dona manda ir embora!!No final da rua tem outro Grill muito melhor! Atendimento realmente classe A e mais barata! A carne é urgaia mesmo!

    ResponderExcluir